Komka no café da manhã, no almoço e na janta. Foi assim que a Roberta Sudbrack respondeu quando perguntada onde deveria ir para comer em Porto Alegre. Aberta desde 1967 por Eduardo Komka, que também construiu o prédio no bairro de São Geraldo onde o restaurante funciona até hoje, agora nas mãos do filho Deco, a churrascaria é famosa por oferecer boa comida, preço justo, tudo envolto em simplicidade, substantivo raro de se encontrar hoje.
Nas bebidas, uma dos destaques é o cardápio de cervejas artesanais, com diversos rótulos de microcervejarias da região, como os da Abadessa, cervejaria criada por Herbert Schumacher em Pareci Novo, a 75 quilômetros de Porto Alegre. Treze anos em Munique e com a experiência de ter trabalhado em algumas das mais reconhecidas cervejarias alemãs, como a Spaten Brauerei (criadora da famosa Franziskaner Weizenbier), Schumacher resolveu criar sua cerveja em solo gaúcho. Uma das criações é a ótima Slava, cerveja de trigo, boa para o calor gaúcho.
No capítulo comer, há diversas opções: a polenta frita não vem encharcada em óleo e vem crocante. Duro é ter de comer moderadamente para não comprometer o colesterol já alto. O galeto é o prato mais pedido por aqui, mas as carnes vermelhas são das melhores já comidas pelo país: peça o vazio e a costela, dura competição para definir quem será o campeão, melhor ainda se tiver um Rioja Alta. E não dispense o sagu.
O Komka fica na avenida Bahia, 1275, em São Geraldo, e funciona de segunda a sábado, das 11h30min às 14h30min e volta para o jantar das 19h às 23h. Não vejo a hora de voltar para Porto Alegre e bater o ponto lá.