Flanando e perdendo-se na cidade eterna

Por Clara Esperança

Conhecida como a cidade eterna, assim chamada desde a Antiguidade por seus habitantes, por acreditarem que independente do que acontecesse ela continuaria existindo, Roma pode ser eterna para seus visitantes, pois há milhares de atrações, que para conhecê-las é necessária uma vida. E também é eterna para quem se deixa levar pelos seus encantos e quando isso acontece lhe garanto que seu coração nunca mais será o mesmo, ele passará a pulsar numa frequência diferente, uma frequência da saudade, do amor que brilha os olhos.

Na minha primeira vez em Roma, eu estava a encarando como uma cidade de passagem; eu pensava que como todos iriam para lá ela então não seria tão interessante quanto conhecer uma cidadezinha pitoresca da Sicília. A verdade é que eu paguei a língua e hoje sou uma apaixonada pela cidade e retornei recentemente para ficar dez dias só flanando por ela. Foram dez dias intensos de muita comida típica, vinhos, amor e parlando italiano.

Se você deseja conhecer Roma, a primeira coisa a ter em mente é: você não vai conseguir conhecer tudo em uma só viagem, nem em duas. Por isso, não fique afoito ou preocupado, pois não importa quantas vezes você for a Roma, você nunca a conhecerá  toda. Roma brinca de se mostrar aos poucos, é como uma pessoa tímida, que primeiro observa para depois interagir. A cada esquina você se maravilha com algo diferente, seja uma paisagem natural, seja uma arquitetura, seja algum monumento histórico descoberto em escavações, seja o seu povo que transita pelas ruas com total intimidade pela cidade. Além disso, é importante saber que existem duas frequências em Roma, a da correria por todos os pontos turísticos e uma outra, leve, que flana e te leva a ruas interessantes, mais calmas e apaixonantes.

Trastevere, bairro muito bem localizado

Tendo aceitado isso, você pode começar a pesquisar sobre a cidade, descobrir qual será seu estilo de viagem e fazer o seu roteiro. A seguir darei algumas dicas para ajudar nessa tarefa que às vezes é meio difícil, sobretudo quando se trata de uma cidade que tem tanto a mostrar.

Onde eu me hospedo em Roma?

Trastevere. É um bairro muito bem localizado, com opções bem interessantes para as refeições, de fácil acesso aos pontos turísticos, cheio de ótimas ruas para apreciar e a noite ele tem bastante movimento, tanto dos turistas quanto dos locais.

A dica na hora de escolher onde se hospedar é que o hotel, apartamento ou hostel esteja próximo a mais de um tipo de meio de transporte. Em Roma existem os ônibus, o metrô e o tram. Usei muito o tram, linhas 8 e 3, e o ônibus, ambos  funcionaram muito bem, não precisei de táxi ou uber em nenhum momento.

Se estiver no clima para viver uma experiência completa uma boa opção é alugar um apartamento, em vez de hotel ou hostel. Essa experiência é bastante interessante. Quando fiquei por lá foi em apartamento e era bem bacana sair pela manhã para tomar café da manhã nos locais que os romanos iam ou cruzar com um vizinho italiano e até mesmo acordar com uma nonna falando alto com seus netos pela manhã.

Ao contrário de que muitos acreditam a pizza na Itália é tradicionalmente acompanhada de cerveja e não de vinho

 

E a comida? Os gelatos? As pizzas? Os vinhos? São realmente tudo isso que dizem?

Sempre que alguém vai à Itália estas são as perguntas que mais fazem, todos enlouquecidos para saber sua opinião sobre as iguarias italianas. E para poder responder você tem que estar disposto a experimentar o novo e deixar algumas coisas de lado, como, por exemplo, itens salgados no desjejum ou pizzas doces ou ketchup na pizza e até mesmo azeite na pizza.

Considerando que comida é cultura, comer é uma das atrações turísticas mais deliciosas para fazer em Roma. As vitrines das cafeterias são verdadeiras exposições que ficamos admirando e sempre na dúvida do que escolher, pois é uma coisa mais atrativa que a outra.

As maravilhas começam no café da manhã, o qual é composto por um item doce e um café ou cappuccino. Curiosidade: em geral os italianos só bebem cappuccino no café da manhã e ele não tem nada a ver com o que vemos no Brasil. O cappuccino italiano nada mais é do que café com leite e espuma de leite. Em muitos lugares, ele também existe na versão com leite de soja, que também é delicioso.

No Trastevere eu tomei café da manhã em um bar/cafeteria chamado Il Siciliano, que fica na Piazza di San Cosimato e é tudo delicioso. Como o nome sugere, dentre suas opções há algumas iguarias Sicilianas, como o canolli, que é uma massa folheada frita com diversas opções de recheio. Eles também têm o tradicional corneto com recheio de creme (alla crema) e com recheio de nutella. O corneto é semelhante a um croissant, mas mais gostoso. O corneto alla crema é dos deuses. Mas o que eu mais comi nesta cafeteria foi o que eles chamam de Bomba, oferecida em diversos recheios, mas meu predileto foi o de pistache. Para além do afago no estômago e na alma com um café da manhã delicioso, o atendimento é muito bom, todos muito simpáticos e abertos a uma conversa matinal e o preço é bastante convidativo. Mas este tipo de café da manhã é comum, então vale dar uma olhada nos arredores de onde você estiver hospedado e ver por qual vitrine seu coração, digo, estômago falará mais alto.

Ainda no bairro Trastevere você pode experimentar uma das pizzas mais gostosas al taglio. Pizza al taglio? Então, taglio em italiano significa corte e, em Roma, é muito comum se deparar com pizzas retangulares em que você escolhe o tamanho do pedaço, o sabor e assim eles cortam e pesam Nesta modalidade,  comi uma das melhores na pizzaria La Renella (Via del Moro, 15) que além de pizzas tem alguns sanduíches, os famosos panini, e doces.

Uma outra curiosidade é que diferente do que muitos acreditam a pizza na Itália é tradicionalmente acompanhada de cerveja e não de vinho. E nesta categoria a Itália tem uma cerveja pilsen que se chama Nastro Azurro, para quem curte uma cerveja leve para acompanhar as refeições esta é perfeita. Ainda não a encontrei no Brasil.

Além disso, as pizzas não são tão recheadas como as que comemos no Brasil. Eles dão maior atenção a uma massa bem-feita e saborosa e os recheios mais comedidos, mas, olha, fica bom demais! É como se estivesse tudo em harmonia, pois o recheio não predomina sobre a massa e vice-versa. E por favor, coma a bordinha da pizza!

Mas se não tomam vinho com pizza, quando entra o vinho?

O vinho vai bem em qualquer outro momento, afinal, por mais que seja duro de acreditar, nem só de pizza vive o povo italiano. E aí quando você começa a pensar em vinho você já vai se ver dentro do supermercado querendo levar várias garrafas para casa, pois há vinhos bons e baratos no mercado; é uma loucura.

Próximo ao Coliseu e ao Fórum Romano,  fica a Enoteca Cavour, na Via Cavour 313, com uma vasta carta de vinhos, dos espumantes aos licorosos, dos orgânicos de produtores menores aos vinhos de produtores maiores, dos nacionais aos internacionais. Dá para ter uma ótima experiência para nenhum enófilo colocar defeito. O local é pequeno, aconchegante e o serviço é muito bom. Eles têm vinhos em taça e em garrafa, algumas opções de tábuas com frios para entrada e pratos principais. O cardápio de comida não é tão vasto quanto o de vinhos, mas a comida é muito saborosa.

Outro local bacana de vinhos é a Vineria Il Chianti, próxima a Fontana di Trevi na Via del Lavatore, 81, com boas opções de vinhos em taça e uma comida farta e saborosa. A carta de vinhos não é tão grande, mas, após chegar à Fontana Di Trevi e ver a quantidade de gente que tem e a loucura que é, tudo que você  vai querer é sentar ao ar livre para descansar ao lado de uma boa taça de vinho e refletir sobre as milhares de fotos e selfies que você não conseguirá tirar na Fontana sem ter pelo menos uma dezena de pessoas com você.

Os sorvetes

Ou você pode querer enfrentar tudo isso dando mais energia para o seu corpo através de um delicioso gelato. São diversos sabores, passando do pistache à nutella, todos igualmente deliciosos. Eles são vendidos na opção em copinho (coppetta) ou na casquinha (cono). Não há uma dica de local específico, pois existem diversas gelaterias muito boas, aqui vale a dica de ouvir seu estômago: o pior que poderá acontecer é você provar um mais gostoso que o outro. Tem pelo menos duas gelaterias a cada quarteirão, siga seu coração, escolha seu sabor preferido e delicie-se.

É claro que além de comer e beber existem aquelas atrações turísticas que estarão sempre cheias, mas que são imperdíveis! Dentre elas o Coliseu, o museu do Vaticano, o Fórum Romano, o Castel Sant’Angelo, a Piazza del Popolo, a Villa Borghese, a Fontana di Trevi, a Piazza Navona…e aí eu não pararia de enumerar as atrações, pois Roma inteira por si só é uma atração turística.

Passo a passo

Seguem algumas dicas de acordo com a experiência que eu tive indo a algumas dessas atrações:

1 – Faça a visita guiada no Coliseu, eles têm grupos em inglês, espanhol e italiano. Se você tiver o Roma Pass (um cartão que te dá direito a usar o transporte público ilimitadamente por um período de 48h ou 72h e acesso a duas atrações turísticas conveniadas), você só pagará o valor da visita guiada e ainda entra em uma fila especial, que é bem menor e mais rápida. Eu já fiz a visita ao Coliseu sem guia e foi legal, mas a guiada foi sensacional, descobri coisas que nunca tinha ouvido falar sobre o Coliseu. A visita guiada não demora tanto, mas o Coliseu é bem grande e cheio, você vai levar um tempo nele. Em geral sugerem fazer o Coliseu e o Fórum Romano no mesmo dia, mas eu achei puxado, pois no Fórum Romano eu já estava super cansada e acabei passando mais rápido, pois ele é bem grande também. Se você curte história, faça com calma os dois, um em cada dia. Compre sua visita guiada online e na hora você apresenta seu Roma Pass, se for usá-lo, se não compre o bilhete de entrada ao Coliseu e a visita guiada online, vai fazer você evitar uma fila enorme.

2 – O Castel Sant’Angelo tem uma vista linda, de tirar o fôlego. Com o Roma Pass, você também entra gratuitamente nele. Logo na entrada você verá um cartaz informando sobre o aplicativo que eles têm e um funcionário para auxiliar. Este aplicativo nada mais é do que um guia virtual e foi ótimo fazer uso dele, a visita foi bem mais proveitosa.

3 – A Villa Borghese tem os jardins mais lindos que já vi, eu fiquei quase uma tarde inteira só nos jardins e não consegui passear por todo ele. A partir dela você consegue descer umas escadas e chegar à Piazza del Popolo.

4 – A Fontana di Trevi é linda, mas muito cheia. Tem vários guardas no entorno, então nem pense em se refrescar nela ao modo Sylvia, em “La Dolce Vita”, pois não dará muito certo. A Fontana Di Trevi é um belo exercício de contemplação e, mesmo antes de avistá-la, você já ouvirá de longe o barulho de suas águas. Eu sou meio emotiva e toda vez que estava próxima dela ouvindo o barulho forte das águas meu coração já disparava e, como toda obra de arte, a cada vez que meu caminho cruzava com ela eu via uma Fontana diferente. É cheio? É muito! Mas dá para arranjar um cantinho para se sentar mais próximo e olhar com calma seus detalhes.

5 – O museu do Vaticano é lindíssimo e muito grande. Para poder visitá-lo com calma sugiro que tire a tarde inteira só para ele, vale muito a pena. Compre seu ingresso online, a fila para comprar na hora é enorme!

6 – Não tenha medo de se perder em Roma, aproveite a oportunidade para explorar locais mais vazios, diferentes. Perder-se pelas ruas de Roma é o clichê mais delicioso de todos.

7 – Como em qualquer lugar do mundo, fique de olho em seus pertences.

Roma é uma cidade e tanto, muito mais do que qualquer palavra possa explicar, para Roma não cabem rótulos, ela extrapola todos eles. Nem todas as dicas desse mundo da internet serão suficientes. Ela é a soma de toda sua arte, história, povo, culinária, tradição. Ela é muita coisa em uma cidade só, talvez por isso seja necessária uma vida inteira para se conhecer Roma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
INSTAGRAM
Latest Travel Blog
Close

Pisando em Uvas

Explore o universo do Vinho

© 2019 Pisando Em Uvas. Desenvolvido por DForte
Close