Nicolau Bar da Esquina, NY é aqui em Belô, sô!

Por Gerson Lopes*

Localizado em uma região tradicional da boemia mineira, entre os bairros Santa Tereza (quem nunca viu falar do “Clube da Esquina”?), Horto e Floresta, o chef-proprietário Léo Paixão, do laureado restaurante Glouton de BH, nos brinda neste projeto com o Nicolau Bar da Esquina. Descontraído, descomplicado e delicioso! Quem conhece o Léo sabe que se trata daquelas pessoas que sempre vão atrás de seus sonhos, e aqui, popularizando sua gastronomia, realiza mais um deles. Um de seus nortes é o de não aceitar que o passado fique onde está, teimando para que este se faça presente, e não por acaso de suas mãos brotam petiscos, sandubas e pratos no Nicolau muito parecidos com aqueles feitos pelas nossas avós.

As opções de petiscos são muitas (13), e todos que experimentei são divinos: “pastéis de bobó de camarão com catupiri”, “torresmo de barriga com caramelo de missô e dedo de moça”, “croquete de rabada com maionese de alho”, “sablé com flor de sal, queijo de cabra fresco com abobrinha preservada”, “escabeche de lagarto com tomate, azeitonas e torradas”, e, para minha filha, Júlia, que não come carne, exceto peixe, a pedida foi de “panquecas gorduchas, creme de salmão defumado”, que ela adorou.

Dentre as nove alternativas de pratos, incluindo uma para as crianças, a minha escolha recaiu no “mexido de pato à mineira com couve, ovo frito, paio e quiabo grelhado”; “parmegiana de tilápia, banana assada e muçarela” para a esposa e um sanduba vegano para Juju, o “falafel de feijão andu com amendoim, homus tahini, salada de legumes no pão pita”. Saboreei todos e amei. Só dispensei, pois não aguentava mais, as duas sobremesas que vieram: “bolo de aniversário crocante” e “cheesecake, doce de leite e praliné de amendoim”. Elas, esposa e filha, adoraram.

Beber o que no Nicolau Bar da Esquina? Das 18 opções de coquetéis disponíveis, desde a caipirinha tradicional, escolhi uma das mais pedidas na casa, a refrescante e deliciosa “me joga na parede” (gin, licor de pêssego, suco de limão, Amaretto, grenadine, suco de abacaxi, suco de laranja). Há muitas ofertas de boas cervejas, bons vinhos e cachaças especiais.

Enfim, tudo no Nicolau Bar da Esquina (rua Pouso Alegre 2217) é de “dar água na boca”, ou “to make one’s mouth water”, pois quem vai ao Nicolau e já conheceu alguns gastropubs de New York City, com certeza, imagina-se ter sido “transportado” para lá e corre o risco de começar a falar em inglês. Não esqueça de fazer reserva pois lá está sempre cheio (tel. 31- 33186970/ www.nicolaubardaesquina.com.br)

Gerson Lopes é criador da Wine&Joy, Escola de Vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
INSTAGRAM
Latest Travel Blog
Close

Pisando em Uvas

Explore o universo do Vinho

© 2019 Pisando Em Uvas. Desenvolvido por DForte
Close