Agrapart : mineralidade na ponta da faca

A Agrapart nasceu no início do século passado sob as mãos de Arthur Agrapart, desde o início um verdadeiro récoltant-manipulant (aquela minúscula sigla em um rótulo de champagne que tanto peso traz ao que se bebe). Mas a guerra e o trabalho do dia a dia não ensejaram grandes resultados. Tudo mudou nos anos 1980. Em 1984, Pascal Agrapart assumiu a propriedade familiar em Avize, na Côte des Blancs, onde nasce a chardonnay mais reputada do planeta para espumantes. Ele começou a experimentar com leveduras, vinificar seus vinhos em barricas de 600 litros (“quanto mais velhas, melhor”) e começou a criar parcelas de terroirs com base em três tipos de solos: argila mais superficial; calcáreo e argilo-calcáreo.
Três estrelas na @larvf há anos, os champagnes Agrapart estão entre os melhores blanc de blancs, 100% chardonnay, um vinho que expressa pureza, mineralidade, longevidade, e uma delicadeza, acima de tudo. Produzem cerca de 90 mil garrafas em 10 hectares, com destaque às parcelas grands crus em Avize, Cramant, Oger et Oiry.

Foto: Livro Champagne – Peter Liem

 

 

Os Agraparts produzem:
7 Crus: chardonnay colhido em sete terroirs, incluindo Avenay Val d´Or no Grande Valée e Mardeuil no Valée de Marne. Belo champagne de entrada para crudos e sashimis.
Complantée: Aqui vai uma champagne com um corte raro de ver, com todas as uvas que podem resultar nas borbulhas mais profundas do planeta: Arbane, Petit Meslier e Pinot Blanc, que, junto com as clássicas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, criam esse champagne, instigante, profundo e singular. Ele se origina de uma pequena parcela de 0,2 hectares em Avize em que as seis uvas são plantadas.
Agrapart & Fils Terroirs Blanc de Blancs Grand Cru –Vinhedos grands crus em Avize, Cramant, Oger, and Oiry resultam nesse blanc de blancs de livro, mineral, cremoso, intenso, perfeito hoje para ostras ou comida japonesa e daqui 20 anos companheiro de trufas brancas de alba.
L´Avizoize: Um champagne mais potente, mais expansivo que os outros da linha, cria com o Minéral um contraste. Grande vinho, potência com elegância, digno de estar nas melhores mesas.

 

@pisandoemuvas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
INSTAGRAM
Latest Travel Blog
Close

Pisando em Uvas

Explore o universo do Vinho

© 2019 Pisando Em Uvas. Desenvolvido por DForte
Close