Por Francisco Maia Neto

Obviamente que os principais passeios são nas próprias vinícolas e também conhecer as cidades descritas no mapa da região, onde sempre existem algumas atrações que valem a pena conhecer, tanto nas cidades de Napa, Yountville, Calistoga, Santa Rosa, Santa Helena, Rutherford, Oakville e Sonoma, valendo a pena um passeio ainda que rapidamente nesses locais.

Isto é muito interessante, até porque o deslocamento pela região é feito de carro e sempre haverá atrativos nestas paradas, em uma rápida incursão nessas charmosas cidadezinhas.

Além disso listaremos alguns que são recomendados na região:

1)  Trem do vinho – Trata-se de uma viagem de trem com vagões fabricados no início do século 20, que foram especialmente reformados para os passeios enogastronômicos, cuja comida a bordo é preparada por um chef que se propõe a dar um requinte gourmet a estas refeições.

O trem parte da Estação Central de Napa e o passeio dura 3 horas, passando Yountville e Rutherford, chegando até Santa Helena, e durante a viagem existe um vagão para degustação, no chamado tasty bar, onde se pode experimentar dezenas de vinhos da região.

2) Passeio de balão – Algumas pessoas se dispõem a procurar empresas especializadas em balonismo para fazer um passeio sobre os vinhedos, que agrada a muitos viajantes, mas é sempre bom lembrar que combina somente quando o clima propicia condições ideais para esse tipo de iniciativa, ou de aventura.

 3) Castelo de Amorosa – Esta é uma vinícola não muito conhecida pelos seus vinhos, mas muito recomendada pelo menos para uma parada para fotos, pois fica dentro de um castelo que parece coisa de filme, com torres, ponte levadiça, capela e teto pintado à mão por artistas italianos, cuja parte externa é mais interessante que a interna, pois o castelo foi inspirado na Toscana, todo construído em pedras, cercado de vinhedos, pontes, lagos e verde.

4) Pic-nic – Este também é um passeio que julgamos imperdível, que pode ser conjugado com uma vinícola, a V. Sattui Winery, que disponibiliza mais de 80 variedades de vinhos em castas diversas, dentro de uma delikatessen de fazer frente àquelas existentes nas principais cidades brasileiras, onde podemos comprar os ingredientes e utilizar um espaçoso jardim para passeios e piqueniques, onde se realizam eventos de degustação de suas bebidas, sendo um dos locais mais recomendados para visitação, sugerindo uma parada no horário do almoço para um descanso e desfrute desta espetacular opção que o vale nos oferece.

5) Instituto Culinário da América – A escola gastronômica CIA – Culinary Institute of America at Greystone, localizada em um belo castelo de pedra em Santa Helena, é uma das mais conceituadas escolas de culinária do mundo, especializada nas artes culinárias e de confeitaria, cujo campus principal encontra-se em Hyde Park, Nova York, onde uma visita é muito recomendada, para conhecer suas instalações, visitar as lojas com tudo o que um bom gourmet gosta e ainda poder comer no Wine Spectator Greystone Restaurant, que é um restaurante escola, podendo ser conjugada com a vinícola Beringer, situada bem ao lado.

 

Como todos que já visitaram os Estados Unidos sabem, é grande a variedade de hotéis para se hospedar em qualquer local no território americano, especialmente naqueles onde a indústria turística é bastante desenvolvida.

No caso específico do Napa Valley vamos indicar alguns que já nos foram sugeridos e outros que já nos hospedamos.

Indian Springs (Calistoga)www.indianspringscalistoga.com

Marriott Hotel and SPA (Napa) –

www.marriott.com/hotels/travel/sfonp-napa-valley-marriott-hotel-and-spa/

Milliken Creek Inn (Napa) – www.millikencreekinn.com

Napa River Inn (Napa) – www.napariverinn.com

Carneros Resort and Spa (Napa) www.carnerosresort.com

Yountville (Yountville) – www.hotelyountville.com

Villaggio (Yountville) – www.villagio.com

Yountville Vintage House (Yountville) – www.vintagehouse.com

Resort Meadowood (Santa Helena)www.meadowood.com

 Southbridge Napa Valley (Santa Helena)

www.southbridgenapavalley.com

Wydown Hotel (Santa Helena)www.wydownhotel.com

Harvest Inn by Charlie Palmer (Santa Helena)

www.harvestinn.com

Onde comer e beber?

No que toca aos restaurantes, existem opções dentro das vinícolas bastante interessantes, embora temos consciência que para o período noturno não é recomendável, em função das distâncias e até da dificuldade de deslocamento, portanto, dentre aqueles situados nas cidades ou junto a elas, destacamos os seguintes:

Restaurante Etoile (Yountville) – Situado dentro da vinícola Domaine Chandon, junto à cidade.

The French Laundry (Yountville) – Um dos mais badalados restaurantes americanos, pertencente ao famoso Chef Thomas Keller, bastante caro e só oferecendo menu de degustação.

Bouchon (Yountville) – Um bistro mais informal e descolado, com ótimas opções ao longo do dia, também pertencente ao Chef Thomas Keller.

Ad Hoc (Yountville) – Outro do chef Thomas Keller, que era para ser temporário, mas foi tão bem sucedido com sua proposta de oferecer a “comfort food” (comida caseira e que conforta) que se tornou permanente, recordando sua infância, portanto, bem americana, com frango frito e porco, com um menu bem enxuto.

Bistro Jeanty (Yountville) – Trata-se de um restaurante bem típico francês, extremamente agradável e com comida excelente.

Bottega Napa Valley (Yountville) – Tradicional restaurante italiano, que se destaca em meio aos franceses que dominam a região, compreendendo um lugar contemporâneo e aconchegante, onde não é difícil conseguir lugar, mesmo sem reserva, por ter um espaço maior, e a comida é muito boa e mais informal.

Bistro Don Giovanni (Napa) – Situado em local muito agradável, é um típico restaurante com comida italiana e mediterrânea, muito interessante.

 

***

Como em qualquer viagem, a principal dica que daremos aos viajantes é o planejamento do roteiro, que deve passar não só por essas breves informações que procuramos trazer nessas linhas, mas também com conversas e sugestões de pessoas conhecidas, especialmente aquelas que possuem gostos semelhantes aos seus.

Especificamente no que se refere ao Napa Valley, por ser uma região longitudinal, é importante definir o local onde irá se basear, sendo importante não ficar em mais de um lugar, mas escolher uma cidade onde fixará a sua permanência, por isso temos utilizado em todas as viagens que fizemos ao Napa Valley a cidade de Yountville, pela sua localização estratégica e facilidade de deslocamento nas principais vias da região.

A partir dessa escolha sugerimos definir os dias disponíveis para as visitas nas diversas regiões onde irá fazer os seus passeios e marcar as principais visitações, de forma individualizada, reservando o dia todo para uma determinada sub-região, além de verificar aqueles locais que necessitam de reserva, para não perder tempo, por chegar no local e não conseguir entrar.

Ultimamente temos praticado uma rotina de não degustar vinhos em todas as vinícolas, e mesmo daquelas onde degustamos temos adotado a técnica dos sommeliers, de cuspir o vinho experimentado, só deixando para beber na hora do almoço harmonizado com a comida.

Dessa forma é muito importante que se façam as reservas antecipadas dos restaurantes, seja para almoço ou para jantar, e também verificar se alguma dessas vinícolas escolhidas possuem algum tipo de compra antecipada de entrada, ou mesmo para a degustação, pois em épocas de maior movimento podem surgir surpresas desagradáveis e a pessoa perder a viagem, não conseguindo realizar o tour enológico ou gastronômico que pretendia.

ENJOY!!! Tenha uma excelente viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
INSTAGRAM
Latest Travel Blog
Close

Pisando em Uvas

Explore o universo do Vinho

© 2019 Pisando Em Uvas. Desenvolvido por DForte
Close