A feira de Alba: césio-137 requer cuidados

Por Ana Carolina Utimati e Lucas Gavião*

A feira de trufas brancas de Alba acontece aos finais de semana, do início de outubro ao final de novembro, ocupando um pavilhão no centro da cidade.

Expostas pelos caçadores na parte central do pavilhão, as trufas só crescem na natureza e são colhidas manualmente, sempre com ajuda de cães farejadores (na verdade, os nossos melhores amigos fazem 99% do trabalho). Fotos dos cães são expostas com orgulho pelos caçadores, quando não estão pessoalmente (caninamente?) presentes no pavilhão. Eles são importantes e bem vindos.

Há trufas para todos os tamanhos e bolsos. A maior que vimos era do tamanho de uma manga, de impressionar. É divertido escolher e você pode examinar e cheirar as trufas a vontade. Faz parte do show. Compramos uma de alguns poucos centímetros, que consumimos com amigos em Londres, nossa próxima parada. As trufas brancas duram pouco, de 3 a 10 dias, dependendo do tamanho.

Essa é nossa

Como já havíamos comprado trufas em outras viagens, dessa vez fomos preparados. Essas dicas podem ser preciosas para quem quiser trazer a iguaria para a Pátria Amada Salve Salve. Leve um pote de vidro com tampa de rosquear (de geleia por exemplo), um pouco de papel toalha e um rolo de filme de plástico. Embrulhe a trufa em papel toalha e feche bem no pote de vidro. Embrulhe tudo com muitas voltas de filme de plástico. E atenção, mesmo com tudo isso, vai cheirar um pouco (é inacreditável), então, não coloque naquela sua bolsa novinha. Trufas são mais radioativas que césio-137.

As trufas brancas são as estrelas da feira, mas dividem o espaço com diversos outros produtos locais, como queijos, embutidos, geleias, meles, cremes de avelã e panetones. Tudo é uma delícia. Não percam o queijo piemontês Castelmagno, de leite de vaca (vaca dos Alpes, vale lembrar) e sabor forte.

Alba está no topo de lista de viagens enogastronômicas no mundo. No outono, é ainda melhor.

*Esse é a terceira matéria sobre a viagem de Ana e Lucas ao Piemonte, para ler as outras duas:

http://pisandoemuvas.com/category/mundo-afora/restaurantes-mundo-afora/italia-restaurantes-mundo-afora/piemonte-italia-restaurantes-mundo-afora/

http://pisandoemuvas.com/2018/01/07/o-vinho-dos-reis/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
INSTAGRAM
Latest Travel Blog
Close

Pisando em Uvas

Explore o universo do Vinho

© 2019 Pisando Em Uvas. Desenvolvido por DForte
Close